Doador de sangue do MT Hemocentro garante inscrição na Corrida de Reis
Luiza Goulart | SES-MT
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realiza campanha, em parceria com a TV Centro América, para reforçar os estoques no período de recesso de final de ano, quem doar sangue nesta quinta e sexta-feira (18 e 19.12) ganhará a inscrição para participar da 41ª edição da Corrida de Reis.
As doações serão realizadas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio, na sede da unidade, na rua 13 de Junho, 1.055, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço.
Segundo o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, esta campanha solidária é realizada desde 2018, com exceção de 2021, em que não ocorreu por causa da pandemia, e é sempre um sucesso.
“Vamos dar a oportunidade para que atletas que não conseguiram se inscrever na corrida possam fazer uma boa ação de ajudar o próximo com a doação de sangue feita no MT Hemocentro e serem contemplados com a concorrida inscrição”, afirmou.
A novidade deste ano é que a inscrição será efetivada no próprio MT Hemocentro, o corredor já vai embora da unidade cadastrado na Corrida de Reis. Em anos anteriores, era entregue um comprovante ao doador para a realização da inscrição em uma loja física parceira posteriormente.
“Importante destacar que esta campanha é fundamental para reforçar os estoques de sangue neste final de ano, período com feriados em que não há coleta normal, quando ocorrem mais acidentes e a demanda por sangue aumenta muito, e que as pessoas, tradicionalmente, comparecem menos para doação”, explicou o diretor.
A ação também incentiva a doação de sangue ao longo do ano inteiro e, ao mesmo tempo, promove hábitos saudáveis da população.
“Ficamos muito felizes em dias de campanhas como esta que atraem muitos doadores ao MT Hemocentro. E é essencial que as pessoas percebam a relevância de salvar vidas com um ato simples como doar sangue e se conscientizem para voltar várias vezes a partir de 2026”, avaliou.
A prova da Corrida de Reis será realizada no dia 11 de janeiro, no Parque Novo Mato Grosso, em um trajeto de 10 km, e é exclusiva para quem tiver mais de 18 anos em 31 de dezembro de 2025.
Serviço
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. Em cada doação, são coletados até 450 ml de sangue e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool no dia da coleta.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- Einstein tem vagas abertas para a equipe do Hospital Central em Cuiabá
- Governo de MT publica mais 144 nomeações do concurso público da Saúde
- Einstein tem mais de 70 vagas abertas para o Hospital Central
Últimas Notícias
- Doador de sangue do MT Hemocentro garante inscrição na Corrida de Reis
- Lacen realiza webinar sobre vigilância genômica nesta sexta-feira (12)
- Profissionais de comunicação devem se credenciar para inauguração do Hospital Central do Estado
- SES promove oficina sobre monitoramento da saúde da população
- SES conclui curso de análise espacial para a vigilância em saúde


