SES oferta serviços na 4ª Conferência Estadual e na Parada LGBTQIA+
Luiza Goulart | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza a ação “Saúde com Orgulho” na 4ª Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIA+, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13.6), no Centro de Eventos do Pantanal, e na 22ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso, neste sábado (14.6), no centro de Cuiabá.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e com o Ministério da Saúde, serão distribuídas 30 mil unidades de preservativos, 20 mil unidades de gel lubrificante, materiais educativos sobre saúde integral e prevenção combinada e orientações sobre Profilaxia Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP).
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, disponibilizou a unidade móvel na parte externa do Centro de Eventos para atender à comunidade LGBTQIA+ e reforçar os estoques de sangue. O caminhão estará no local até as 12h desta sexta-feira (13.6).
Segundo o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, a participação na conferência reforça a importância do direito à doação de sangue ao público LGBTQIA+, assegurado por decisão do Supremo que reconheceu a inconstitucionalidade de normas discriminatórias anteriormente vigentes.
“Esta é uma oportunidade para reafirmar o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à igualdade, previstos na Constituição Federal, e para combater estigmas históricos, esclarecendo que todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, podem e devem ser incentivadas a doar sangue", informou.
O diretor também destacou que em junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. “Nós estaremos com a nossa unidade na Rua 13 de Junho aberta neste sábado, dia 14, das 7h30 às 12h. E também estamos com a nossa unidade móvel aqui, no Centro de Eventos do Pantanal, para possibilitar esse gesto voluntário e altruísta”, disse.
O motorista Eduardo José, 31 anos, foi ao caminhão para doar e contou que já é um doador frequente. “A importância é que a gente sabe que vai ajudar outras pessoas, né? E, além de tudo, renova o nosso sangue também.”

A Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES participa da conferência com uma sala do cuidado, que oferece Práticas Integrativas de Saúde como: fitoterapia (plantas medicinais), auriculoterapia, florais, reiki e dança circular.
Julian Tacanã, 28 anos, estagiário de nível superior da SES, é um homem trans e trabalha desde março para fortalecer a área da saúde LGBTQIA+. “Lá na Parada do Orgulho LGBTQIA+, no sábado, a gente vai estar na tenda da Saúde distribuindo os nossos materiais de saúde. E aqui na conferência, para além da sala do cuidado, a gente também está com as áreas técnicas acompanhando os eixos para ajudar no processo de formulação de políticas públicas”, explicou.

Além desses serviços, o Ambulatório de Atenção à Transexualidade, localizado no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), em Cuiabá, integra o evento para dar visibilidade à pauta trans. A unidade começou a funcionar em 2024 e representa um grande avanço para a Saúde Pública de Mato Grosso.
“Inauguramos esse ambulatório, onde nós acolhemos a população trans. A nossa experiência pode servir de exemplo para os demais Estados ou até mesmo para os municípios, no sentido de fazer esses ambulatórios de acolhimento na Atenção Primária”, destacou a diretora do Cermac, Jocineide dos Santos.
O Ambulatório de Atenção à Transexualidade oferece atendimento ambulatorial a indivíduos em processo de reafirmação de gênero. Conta com uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar para atendimento clínico, pré e pós-operatório de cirurgias de redesignação sexual, além de terapia hormonal para o processo de transgenitalização.
As ações da unidade destinam-se à pessoa transexual e/ou travesti, com demanda para o processo transexualizador, idade entre 18 e 75 anos, residente de um dos 142 municípios de Mato Grosso.
O usuário com indicação para o processo transexualizador deverá ter o encaminhamento médico da Atenção Primária à Saúde para regulação ao ambulatório, conforme disponibilidade de vagas no Sistema Estadual de Regulação (Sisreg). O centro atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Thogo da Silva Pereira, nº 63, na região central de Cuiabá.

Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- SES abre inscrições para curso de Especialização em Gerontologia
- Cridac é referência estadual no atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista
- SES já convocou 249 aprovados do Concurso Público
Últimas Notícias
- MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de julho
- SES-MT realiza capacitação para gestores municipais de saúde
- MT Hemocentro abre para coleta de sangue neste sábado (12)
- SES intensifica vacinação contra sarampo na fronteira com a Bolívia
- SES já investiu R$ 18 milhões em reforma do Hospital Regional de Colíder