NESTA QUINTA-FEIRA (16)

SES realiza oficina estadual para debater hepatites virais

Ascom | SES-MT
16/10/2025
Ação reúne gestores estaduais e municipais no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
Ação reúne gestores estaduais e municipais no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá - Créditos: SES - MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, nesta quinta-feira (16.10), a Oficina Estadual de Diagnóstico para Elaboração de Estratégias para a Microeliminação das Hepatites Virais na Perspectiva Macrorregional. 

O evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e integra as ações de um projeto que atua no fortalecimento das estratégias de gestão e coordenação do cuidado para a microeliminação das Hepatites Virais.

Este evento integra as ações do projeto “Fortalecimento das estratégias de Gestão e Coordenação do Cuidado para a microeliminação das Hepatites Virais na Rede de Atenção à Saúde em Mato Grosso”, do Ministério da Saúde.

A oficina reúne gestores estaduais e municipais, referências técnicas regionais e profissionais dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Atendimento Especializado (SAE) para discutir e redesenhar os fluxos de cuidado em hepatites virais.

Durante o encontro, os participantes atuam em estações de trabalho colaborativas, dedicadas ao mapeamento do percurso do usuário na rede – da testagem ao tratamento – e à análise crítica dos fluxos assistenciais. 

A metodologia participativa prevê a construção conjunta de mapas regionais de atenção e recomendações estratégicas, que subsidiarão a formulação do Plano Estadual e dos Planos Macrorregionais de Ação.

“A iniciativa visa apoiar o alcance das metas nacionais e internacionais de eliminação das hepatites virais como problema de saúde pública até 2030, contribuindo para fortalecer a capacidade institucional e regional de enfrentamento dessas doenças em Mato Grosso”, afirma a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES, Janaina Pauli.

“Trata-se de um projeto estruturante, que busca fortalecer a governança da rede de atenção, integrar esforços e propor soluções baseadas em evidências para avançar na eliminação das hepatites virais no estado”, destaca o coordenador do estudo e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Josué Souza Gleriano.

Além da SES-MT, o projeto é desenvolvido pela Unemat, em parceria com a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).

Compartilhe