SES mantém atendimento na Farmácia Estadual mesmo com instabilidade em sistema nacional
Ascom | SES-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), utilizado para a gestão e dispensação de medicamentos, apresenta instabilidades de conexão em todo o país. A situação já foi relatada pela Secretaria ao Ministério da Saúde, que é o gestor do sistema.
A Farmácia Estadual do Componente Especializado trabalha para atender o máximo de usuários nos períodos em que o sistema fica disponível, pois ele é indispensável para o controle de medicamentos de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o superintendente de Assistência Farmacêutica, Emmanuel Ardaia, mesmo diante das instabilidades, o atendimento aos pacientes não foi interrompido em nenhum momento.
“A equipe da Farmácia do Componente Especializado manteve as atividades diárias, reorganizando fluxos e intensificando o trabalho sempre que o sistema restabelecia a conexão. Apesar das dificuldades, a equipe tem se empenhado para garantir que todos os pacientes sejam atendidos, sem prejuízo ao acesso aos medicamentos”, informou.
Ainda de acordo com o superintendente, as interrupções no funcionamento do sistema Hórus têm variado entre 40 minutos e 3 horas, o que inviabiliza temporariamente os registros e dispensações.
“Ainda assim, não houve qualquer dia de paralisação integral das atividades e a Farmácia do Componente Especializado tem conseguido até mesmo ampliar sua média diária de cerca de 800 atendimentos, o que reflete o esforço e a dedicação das equipes diante das limitações tecnológicas”, complementou.
Na última quinta-feira (30.10), por exemplo, o número de pacientes que retiraram medicamentos durante o dia chegou a 1.186. Na véspera, dia 29 de outubro, foram 1.167 atendimentos de dispensação, números acima da média diária, mesmo com a instabilidade no sistema.
Nos últimos cinco dias de atendimento até terça-feira (4.11), foram 4.907 pacientes atendidos com a dispensação de medicamentos, além de 1.132 novos cadastros de pacientes.
O uso do sistema nacional é uma exigência para a garantia de responsabilidade, segurança e transparência na dispensação. O sistema garante a verificação da autorização ministerial, a conferência dos responsáveis legais, o controle de estoques, a prevenção de duplicidades de retirada e a alimentação de dados essenciais para os repasses federais.
Saiba mais sobre a Farmácia Estadual
A Farmácia Estadual do Componente Especializado atende moradores dos 142 municípios do Estado, sejam pacientes de Cuiabá e região metropolitana que vão pessoalmente fazer o cadastro dos documentos e retirar a medicação, assim como outros do interior que procuram a Secretaria Municipal de Saúde para que esta busque e entregue o medicamento em sua cidade.
São mais de 190 tipos de doença tratados com medicamentos fornecidos pela farmácia especializada.
A unidade está localizada junto ao Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), na rua Tentente Thogo da Silva Pereira, no centro de Cuiabá, e funciona das 7h às 17h para retirada dos medicamentos e, das 7h às 16h, para realização do cadastro.
Para fazer o primeiro cadastro, o paciente deve levar cópia de RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS, além da receita médica, laudos e exames. Se o remédio for para um menor de idade, é necessário também a certidão de nascimento e o RG dos pais ou responsáveis.
Notícias Populares
- Einstein inicia recrutamento de profissionais para o Hospital Central
- Governo de MT convoca 59 profissionais classificados no concurso público da SES
- Governo de MT publica mais 144 nomeações do concurso público da Saúde
- Einstein tem mais de 70 vagas abertas para o Hospital Central
- Einstein abre vagas para médicos no Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso
Últimas Notícias
- Hospital Regional de Sinop promove workshop sobre liderança e atendimento humanizado
- SES capacita servidores para serem “Doutores Palhaços” em Colíder
- Vigilância Sanitária divulga mais um lote de whisky sob suspeita de contaminação por metanol
- SES mantém atendimento na Farmácia Estadual mesmo com instabilidade em sistema nacional
- SES alerta para golpes e reforça que o Hospital Regional de Rondonópolis não cobra por medicamentos


