Últimos Eventos
Fim: 03/09/2025 às 17:00:13 h
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CES – MTData: 03 de setembro de 2025, às 14h. Endereço: Hotel Fazenda Mato Grosso - ATOS INICIAIS: 1. Conferência de quórum – (Secretária Executiva – CES/MT...
Fim: 06/08/2025 às 17:00:41 h
REUNIÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE AGOSTOQUARTA-FEIRA (06/08/2025) ÀS 14 HORAS NO HOTEL FAZENDA MATO GROSSO ...
Fim: 02/07/2025 às 17:00:07 h
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CES – MTData: 02 de julho de 2025, às 14h.Endereço: Hotel Fazenda Mato Grosso - Endereço - Rua Antônio Dorileo, 1100, Coxipó, Cuiabá - MT, 78085-230. ...
Fim: 02/04/2025 às 17:00:51 h
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CES/MT- Reunião Ordinária ocorrerá em 02 de abril de 2025, às 14h no Hotel Fazenda Mato Grosso, sala Curicaca, R. Antônio Dorileo, 1100, Coxipó, Cuiab...
Fim: 12/03/2025 às 17:40:59 h
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CES – MT Data: 12 DE MARÇO 2025, às 14h. Endereço: Hotel Fazenda Mato Grosso – Sala Curicaca, R. Antônio Dorileo, 1100, Coxipó, Cuiabá - MT, 78085-230. Pauta...
Conselheiros de Saúde de MT recebem capacitação através do projeto PARTICIPA+

O PARTICIPA+ é um projeto de Formação para a Participação e o Controle Social no SUS que está na sua 5ª edição e tem como objetivo “qualificar a atuação de conselheiras e conselheiros de saúde e lideranças de movimentos sociais através da formação, do fortalecimento institucional e da produção de conhecimento”. Ao longo de 2025 serão realizadas 110 oficinas de formação, distribuídas em todos os estados brasileiros; 100 rodas de conversa virtuais, abordando diferentes temas; encontros formativos e organizativos com os Conselhos Estaduais de Saúde, Comissões Estaduais de Educação Permanente e Secretarias Executivas; um curso de formação sobre “Comunicação e Saúde”; um curso de formação de educadoras e educadores; estudo sobre a reconstrução da trajetória e resultados do Participa+ ao longo das cinco edições; um ciclo de debates sobre a participação socias em saúde; além de outras atividades que buscam fortalecer o SUS.
Em Mato Grosso as oficinas tiveram inicio no ano de 2024 na regional de Tangara da Serra. Em 2025 já ocorreram capacitações nas regionais de Barra do Garças e Alta Floresta e as próximas edições serão nas regionais de Juína, Pontes e Lacerda e Cuiabá.
De acordo com a apoiadora da etapa de Barra do Garças, a conselheira estadual de saúde Marta Maciel Bumlai, as ações tem como foco principal a capacitação dos conselheiros municipais de saúde bom como de lideranças dos movimentos sociais ligados a saúde. “As oficinas oferecidas tem como objetivo promover o fortalecimento do controle social por meio da qualificação dos conselheiros municipais de saúde, no intuito de direcionar de maneira mais eficaz as suas atribuições e competências na luta por uma saúde pública efetiva para a população”, disse ela.
A coordenadora da Comissão Especial Temporária De Educação Permanente em Saúde e Capacitação de Conselheiros do CES/MT Ana Claudia Tretell informa ainda que, além das oficinas para conselheiros são ofertados também capacitações de forma on-line para secretarias executivas dos Conselhos Municipais de Saúde. “É uma forma de capacitar todo o corpo de trabalho dos CMS, para que a atuação seja forte e plena, onde cada participante do conselho saiba qual é o seu papel de atuação para que as decisões tomadas dentro do âmbito dos CMS sejam feitas de forma correta”. Salientou a Coordenadora.
As oficinas são realizadas na modalidade híbrida, com a primeira etapa virtual e a segunda etapa presencial, com aproximadamente 15 dias de diferença entre uma e outra.
A etapa virtual é síncrona, ou seja, há interação entre participantes e mediação de educadoras e educadores, com agendamento prévio de data e horário.
No intervalo entre a primeira e a segunda etapa acontecem atividades assíncronas, ou seja, atividades realizadas sem a necessidade de interação em tempo real ou de acompanhamento da assessoria, possibilitando que cada participante organize as tarefas no horário que lhe for mais apropriado.
A segunda etapa é realizada de forma presencial, reunindo o grupo de participantes durante dois dias. Será disponibilizada alimentação e hospedagem para quem for selecionado para a oficina, custeadas pelo projeto, em local previamente estabelecido, conforme as possibilidades orçamentárias e de infraestrutura disponível nas cidades que sediarão as oficinas. O projeto NÃO disponibiliza ressarcimento para o translado de participantes até o local da oficina.
Também faz parte da Oficina de Formação o processo de multiplicação, uma ação que se estende para o período seguinte à etapa presencial.