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Participação no ENOuvSUS 2025

Mato Grosso participa de “Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS 2025”, em Brasília (ENOuvSUS 2025)
A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Ouvidorias de Secretarias municipais de Saúde, participaram do Encontro Nacional da Ouvidoria-Geral do SUS (ENOuvSUS) 2025, evento realizado pela Ouvidoria-Geral do SUS, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), no período de 19 a 21 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF. O objetivo do evento, cujo tema é “Juntos somos mais fortes”, é consolidar as ações discutidas nas oficinas e seminários regionais, realizados ao longo de 2024.
De acordo com a Ouvidora Setorial da SES/MT, Marisa Auxiliadora Xavier Dorilêo Negretti, participaram do evento nacional os ouvidores das Secretarias Municipais de Saúde de Ribeirão Cascalheira, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Água Boa, Guiratinga e Barra do Bugres. “O Encontro foi muito importante para o fortalecimento - em todo país - das ouvidorias, canal de participação popular da sociedade civil para o fortalecimento do SUS”, falou.
De acordo com a programação, no primeiro dia (19), aconteceu as “mesas de experiências, com cinco mesas regionais” e “lançamento de publicações”. No segundo dia (20), a mesa redonda “Apontamentos para a construção da Política Nacional de Ouvidorias do SUS, Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, Rede Nacional de Ouvidorias do SUS e Política de Educação Permanente” e a formação dos grupos para a proposição de três princípios para a Política Nacional de Ouvidorias do SUS e três diretrizes para o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS e de três diretrizes para a Rede Nacional de Ouvidorias do SUS e três diretrizes para a Política de Educação Permanente. No último dia (21), ocorreu a plenária: “Socialização das propostas dos grupos”.
A Ouvidoria serve como instrumento de gestão que ajuda a identificar os pontos mais sensíveis do SUS. Ela é o meio pelo qual o usuário, através de sua manifestação (sugestão, reclamação, denúncia, elogio, informação), exerce sua cidadania, de maneira democrática e participativa. “A Ouvidoria tem como principal missão mediar conflitos, colaborar para uma efetiva sintonia entre o cidadão e o gestor, mostrar transparência nos atos administrativos e ajudar na melhoria do serviço prestado”, pontuou Marisa.
Contatos da Ouvidoria da SES
E-mail: ouvidoriasetorial@ses.mt.gov.br Telefones: (65) 98462-7104 / (65) 98418-0272 e pelo fale cidadão “162”.